Onde Estou Agora?

Onde Estou Agora?

Se você fosse fazer essa viagem, que meio de transporte utilizaria?

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

No Labirinto de Lagoa Dourada

Trecho: Ouro Branco - Lagoa Dourada Distância: 96Km Subidas: 1460m Ouro Branco fica no início do Caminho Novo da Estrada Real, aquele que eu não vou fazer (hehe) e que tem como destino o Rio de Janeiro. Decidi passar por aqui por 3 motivos: estar adiantado em relação a programação original, visitar a casa de Tiradentes e conhecer as igrejas que ainda preservam obras do Aleijadinho. Sabia que sairia do traçado original e que teria que voltar no outro dia 26Km para iniciar o Caminho Velho, mas estava disposto e não sabia muito bem o porquê. Cheguei em Ouro Branco e fui recebido muito bem pelo seu Jaci, dono da pousada Estrada Real (original!!!). Saí pra conhecer as peças de Aleijadinho espalhadas por toda a cidade e igrejas e cada vez mais fico impressionado com as obras dele. Por acaso, passando pela rua ouvi um barulho de banda e resolvi dar uma espiada. Pra minha surpresa é um projeto social chamado Orquestra dos Meninos de Ouro Branco, que ensina música clássica para crianças carentes da cidade. Fantástico o trabalho, fiquei realmente muito feliz por conhecer aquilo e eles até tocaram uma música pra mim que ia ser apresentada só no sábado pra cidade... trabalho de país desenvolvido sendo que ainda estamos longe de chegarmos lá... Fui visitar a Casa de Tiradentes (foto ao lado - amanhã coloco a foto que daqui não dá), que fica 3Km distante do centro. Peguei a poderosa e fomos lá. A casa foi o local que abrigou as principais reuniões dos Inconfidentes. Quase todo o movimento foi definido alí. O trecho onde fica a casa era conhecido como Deus-te-livre, pois era a parte da Estrada Real com maior número de assaltos... No outro dia, aprontei tudo e saí com ânimo pra voltar quase em Ouro Preto e iniciar o caminho velho. No trecho em que peguei uma estrada de interligação entre os dois caminhos, não tinha sinalização, por não fazer parte da Estrada Real. Era um trecho de terra e tive que usar carta topográfica e bússula o tempo todo pra não me perder... foi complicado mas 26Km depois já estava no Caminho Velho. Foi um dia rural, literalmente. Passei o dia entre fazendas centenárias, freiando em cima de filas de vacas no meio de downhills ou passando por armadilhas (especialmente pra mim!!!) que são os mata-burros.... passei por uns 50 mata-burros durante o dia todo... tinha que freiar em todos eles e isso atrapalhou bastante porque reduzia muito a média de velocidade que vinha fazendo. Como sempre, esse dia também teve um episódio engraçado...uma hora parei de ver os marcos da Estrada Real... passei umas 2 horas sem ver nenhum... comecei a ficar desconfiado que tava errado. Pra ajudar a estrada foi afunilando até virar uma trilha no meio do mato... tinha certeza que estava errado, perdido e com pouca água... de repente vi de longe uma casinha e corri pra perguntar como chegaria à cidade de Casa Grande. Cheguei na porteira e nem pensei, abri, passei a bike e quando tava fechando, olhei pra trás... meus amigos... que susto... 2 novos colegas me olhando... um touro com 1m de chifre e seu filho mais novo, um fila do tamanho de um bezerro... um rosnando e o outro bufando... pqp!!!... não sabia o que fazer... fui bastante corajoso... joguei a poderosa no chão e escalei a porteira em 2 segundos... e fiquei lá, com o fila tentando me morder e o touro raspando a pata no chão e quase pisando em cima da poderosa... juro que fiquei quase 5 minutos assim... até que chegou o dono a casa que se espantou com os latidos do cachorro lazarento... aí sim... ele tranco o chifrudo e o esfomeado e me falou que estava a apenas 1Km da ciadade... hehe... acabei economizando 5Km e nem imagino como... apesar do susto valeu a pena. O trecho entre Casa Grande e Lagoa Dourada é muito confuso. Precisei ficar muito atento o tempo todo pra não errar e mesmo assim andei 4Km na direção errada, totalizando 8Km a mais que o previsto. Se não fosse a bússola teria errado por mais... Cheguei em Lagoa Dourada tarde... mas descobri que é a cidade mundial do Rocambole!!! Comi de todos os sabores possíveis e imagináveis e apaguei as 9pm. Forte abraço.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Aô"
Você precisa ter ao longo do trajeto, alguns momentos de descontração e alegria. Mas não escalar um porteira tendo um touro e um fila, como amigos. Se cuida.
Um abraço.
"Negô"

Anônimo disse...

oi luis,que da hora!
adorei essa parte do touro
espero que vc esteja anotando todas as receitinhas para colocar no livro de culinaria estrada real.
bjs!
jack