Onde Estou Agora?

Onde Estou Agora?

Se você fosse fazer essa viagem, que meio de transporte utilizaria?

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Na terra dos Tropeiros

Trecho: Itambé do Mato Dentro - Ipoema Distância: 35Km Subidas: 750m Como o dia anterior foi de matar, resolvi pegar mais leve, já que estava 1 dia adiantado do planejado. Olhando meus mapas e tal, vi que o distrito de Ipoema (pertencente a cidade de Itabira) é a cidade mineira do Tropeiro. Pra quem não sabe, os tropeiros foram seres fundamentais para o desenvolvimento do Brasil como nação. Eles eram praticamente nômades, que percorriam distâncias enormes com tropas de mulas, levando mercadorias importadas (da Coroa Portuguesa por exemplo) e bens de primeira necessidade às cidades mineiras e populações mais afastadas. Na verdade faziam mais do que isso, eles levavam correspondências e também novidades do mundo para essas populações... imagine quanto tempo não demorava para essas populações ficarem sabendo que o Rei tinha morrido!!! Bem, saí de Itambé com destinho a Ipoema, passando pelo povoado de Senhora do Carmo. Trecho muito bonito que cruzava a Serra da Lapinha. Estou começando a concluir que não existe plano horizontal em Minas... ou eu estou torrando as pernas nas subidas, ou torrando os freios na descida... com um fina garoa e lama, tudo fica perfeito... hehe... Até o momento, não passei por nenhum trecho de asfalto... tudo o que mais queria estou conseguindo, passar pelos povoados mais isolados, dependentes da natureza pra tudo e fazer colegas em quase todos eles... Ontem, cheguei em Ipoema e não achava pousada. Celular, o que que isso moço? hehe... Até que vi uma senhora arrancando uma placa de frente de uma casa colonial... e aí perguntei: Aí é uma pousada? A mulher respondeu: É sim, mas o dono vai pra BH e vou ter que fechar porque não fica ninguém aqui! Expliquei minha situação e algo impensável aconteceu... ela me deu a chave da pousada, falou que eu podia consumir tudo que tava na geladeira, assistir TV, DVD, fazer o que quisesse que no outro dia voltaria as 7am pra fazer o café e receber a diária... eu fiquei impressionado mas aceitei... um cheque em branco foi dado para um desconhecido, foi o que pensei na hora... mas hoje entendo que essas pessoas não tem os mesmos vícios e medos que nós temos... agradeci muito a Dona Ica por isso e prometi que colocaria sua foto na Internet como recompensa... hehe... (foto ao lado)
O museu do Tropeiro em Ipoema é muito simples mas muito bonito... valeu a pena... Inté!!! (tô aprendendo o mineirês)

3 comentários:

Anônimo disse...

Celo
Tudo que nós ensinamos, hoje você esta aplicando e observando: o céu, as estrelas, os vales e os rios. Isto está aí na nossa frente é só cuidar e usufruir de tudo!
Quero que você volte recarregado de coisa boas que sempre fizeram parte de você.
Confesso que fiquei com uma "pontinha" de ciúme de Dª Ica de seu franguinho com quiabo.
Te amo! Um beijo
Mamãe.

Anônimo disse...

"Aô"
Acredito que pela primeira vez você experimentou de verdade o calor humano da caridade. (Dr.Ica) Hospitalidade é abrir a porta de nossa residência a quem bate cansado da viagem da vida.
Quanto à vista inteira da Serra do Cipó, a natureza, com sua voz branda e prepotente desperta, em nós os sentimentos mais profundos e mais geniais. Nós precisamos de vez em quanto, deixar a realidade artificial da vida do cotidiano, para nós encontramos conosco mesmo.
Estou ansioso por mais noticias. Um grande abraço.
Nego.

fernando disse...

fala ai! blz? entao vc fez a estrada real, bacana demais. tbm reparei que nao consta mt coisa da minha cidade bom jesus do amparo-mg. tbm fiquei invocado com dª ica, em ipoema-mg. rsrsrsr o dono da pousada termas do rei eh assim mesmo. manda fazer essas loucuras.... e nessa epoca o turismo ainda andava mt parado. agora tbm frequente... e as cidades devem se prepararem pois vai aumentar cada vez mais.;;; tudo de bom pra vc, sucesso... do guia de turismo, fernando gonçalves, de bom jesus do amparo-mg, ferghuma@gmail.com, facebook.com/fernandoo.goncalves