Onde Estou Agora?

Onde Estou Agora?

Se você fosse fazer essa viagem, que meio de transporte utilizaria?

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Chegando em Vila Rica

Trecho: Catas Altas - Ouro Preto
Distância: 73Km
Subidas: 1200m
Confesso que estava bastante ansioso pra sair no último sábado. O percurso me levaria a cidade mais importante do ciclo do ouro, Vila Rica, ou como é chamada hoje em dia Ouro Preto.
Ouro Preto foi a cidade mais importante de toda a América no século XIII, sendo mais populosa que Nova York. Toda a vida social, política e mineira se concentrava lá. É o ponto de intersecção de todos os caminhos do ouro, destino principal de escravos, tropeiros, portugueses, ...
O trecho era relativamente longo nesse dia, então tratei de arrumar minhas coisas logo e saí o mais cedo que consegui. Passei pelos povoados de Morro d´Água Quente, Santa Rita Durão, Bento Rodrigues, Camargos e cheguei a Mariana, antiga capital do estado de Minas Gerais. Chegando em Mariana, pela primeira vez desde o início da viagem revivi ares de cidade grande... trânsito, semáforos, muita gente nas ruas... confesso que senti saudade dos povoados dos dias anteriores...
De Mariana, deveria pedalar mais 12Km até meu destino. Fui pego de surpresa... foram 10Km subindo até Ouro Preto... já estava ficando cansado quando finalmente avistei a cidade... um verdadeiro mar de morros... mas lá estava a antiga Vila Rica... pedalei mais uns 2Km até a praça Tiradentes, onde a cabeça do inconfidente Tiradentes ficou à mostra durante vários dias após sua morte.
Dessa forma concluí a primeira parte dessa viagem: percorri todo o Caminho dos Diamantes, marco por marco do trecho que interliga Diamantina à Ouro Preto. Foi uma sensação realmente muito boa...
Tomei banho e saí da pousada como um turista qualquer, padrão japonês, que tira foto de tudo, entra em qualquer museu, igreja e não pára de rir ... hehe Igrejas não faltaram e o melhor de tudo foi perceber o tamanho da minha ignorância com relação a essa história tão rica do Brasil colonial. Cada detalhe, cada esquina, prédio, tudo tem um significado simbólico. O estilo barroco impressiona pela quantidade de detalhes... cada uma das 13 igrejas da cidade demorou em média 50 anos para ser construída. Claro que foram construídas por escravos e financiadas pelas Irmandades, sendo que existiam várias dessas, como por exemplo a Irmandade dos portugueses, intendentes, escravos, etc... por isso as igrejas são tão bonitas por aqui, já que as Irmandades disputavam entre elas para contruir a igreja mais perfeita da cidade.
Além de igrejas e museus, visitei também a Mina de Chico Rei, que foi explorada sob segredo pelo negro Chico Rei que com isso conseguiu comprar sua liberdade, da sua família e se tornar um dos homens mais ricos de Ouro Preto. (foto ao lado)
É um descaso grande não conhecermos uma cidade como Ouro Preto. Aprendi em 2 dias o que não absorvi em vários anos de estudo.
Ouro Preto foi o ponto alto da viagem até agora.
Grande abraço.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Aô"
Quando você descobriu a verdadeira história em Ouro Preto é sinal que estava de olhos abertos o tempo todo, a cada momento e a cada instante. Nesta cidade a rica história se encontra a cada hora, a cada minuto e a cada instante.
Aproveito o máximo possível.
Um grande abraço.
Nêgo