Onde Estou Agora?

Onde Estou Agora?

Se você fosse fazer essa viagem, que meio de transporte utilizaria?

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Ita ... o quê?

Trecho: Cruzília – Itanhandu Distância: 94Km Subidas: 770m

Era 6AM quando o sino da Igreja Matriz de Cruzília tocou literalmente do lado da minha cama... meu quarto era no primeiro andar da pousada, que ficava ao lado da igreja... hehe... tava me sentindo meio cansado da lama do dia anterior mas depois de comer uns 20 pães de queijo no café da manhã a motivação voltou...

Saí de Cruzília as 7AM com a missão de antecipar um dia a minha viagem e chegar em Lorena no domingo, quando toda a família estaria em casa. Para isso teria que pedalar 40Km a mais que o planejado para o dia, já que em princípio iria parar em Pouso Alto.

O dia ajudou muito. Fez sol na maior parte do dia e chuviscou pouco. Quase todo o percurso foi um sobe e desce de morros que compõe a Serra da Mantiqueira. Lindas paisagens com florestas de araucárias e muita mata preservada, sempre cruzando nascentes e cachoeiras. Foi um trecho tranqüilo de pedalar. Quando cheguei em Pouso Alto fiquei com bastante vontade ficar por lá pra falar a verdade, mas tava me sentindo bem e queria muito chegar em Itanhandu naquele mesmo dia. Então respirei fundo e pedalei tudo que podia. Os 5Km finais foram sofridos mas como sempre dizia pra mim mesmo durante a viagem “uma hora tenho que chegar!” e no meio da tarde aconteceu... hehe... cheguei em Itanhandu. Comi uma bela truta e já me senti renovado de novo, pronto para o dia seguinte.

É engraçado como o nosso organismo se adapta rápido a rotinas tão diferentes. Normalmente faço atividade física pela manhã, tomo café, vou trabalhar, almoço e janto. Há duas semanas tenho uma rotina totalmente diferente, com atividade física quase o dia todo e duas refeições completas (café e jantar). Mesmo assim, noto que o meu corpo já se acostumou a essa nova realidade e imediatamente após terminar o pedal começo a comer tudo que vejo sem parar até ir dormir... além disso a digestão dos alimentos ocorre muito mais rápido do que antes. Minha adaptação foi tão boa que emagreci muito pouco durante a viagem e não tive dores musculares nenhum dia, o que é raro depois de tanto tempo. Nessa viagem aprendi que planejar a alimentação e hidratação é muito mais importante que o roteiro em si. Com boa situação física somos capazes de suportar trechos mais longos e duros com uma recuperação muito mais rápida, o que é fundamental para uma expedição desse porte.

Grande abraço!

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo!!!
Hontem é história, o amanhã um mistério, e o hoje é uma dádiva.
Por isto o chamamos presente. Vc mostrou aos teus amigos que tudo é possível;e mais...talves no inicio
vc não tivesse intenção ou não previu que algum dia poderia ser portador de algo tão grande.Abraçar,
o desconhecido nos oferece nossa maior oportunidade de crescimento.
Libertar-se de habitos exige atenção focada e força de vontade.
Sua vitalidade ,determinação e entusiasmo foi que desencadeo com sucesso sua caminhada. Parabens meu sobrinho, hoje te envio minha grande admiração e um forte abraço.
tio Roque/M.irene

Anônimo disse...

"Aô"
Quando cita as suas rotinas de atividades físicas, você consegue passar para nós a não procurar o rendimento máximo e sim o ótimo. Também mostra a encontrar o melhor rendimento e a compreender que essa preparação é um meio e não fim.
Um forte abraço
"Nêgo"