Onde Estou Agora?

Onde Estou Agora?

Se você fosse fazer essa viagem, que meio de transporte utilizaria?

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A Aventura Chega ao Fim

Trecho: Lorena – Paraty Distância: 116Km Subidas: 670m

Hoje iniciei o pedal com sentimento de despedida... tantas coisas aconteceram nesses dias, vi coisas fantásticas que só uma viagem como essa pode proporcionar. Confesso que as primeiras pedaladas foram difíceis, um pouco pelo cansaço acumulado mas principalmente por ser o último dia, o encerramento daquilo que começou meses atrás.

O grande significado da viagem pra mim nunca foi completar a Estrada Real. Sempre pensei em percorrer essa estrada repleta de história, vivenciar tudo o que ela poderia me oferecer, aprender com os outros e crescer como ser humano. Posso afirmar que tudo isso ela me trouxe. Mas terminar era algo do qual eu ainda não tinha parado pra pensar. Pode parecer engraçado mas dormi os últimos dias da minha vida planejando o próximo. A única certeza que tinha era que queria chegar ao outro extremo do trecho mas não fazia a mínima noção de como isso aconteceria. Não sabia quem encontraria, como estaria o tempo, se conseguiria completar o planejado ... tudo era incerto. Hoje tive de volta a sensação do certo, do esperado.

Até a cidade de Cunha longas subidas tomaram conta do percurso. Já tinha feito o percurso até Paraty outras vezes então tinha boa noção de dificuldade e ritmo que deveria seguir. O trecho mais complicado é entre a cidade de Cunha e a Divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Subidas longas, pernas já cansadas e muito, muito sol. O dia mais quente de toda a viagem. Tomei dois litros de água em 30Km de pedaladas de tanto calor que fazia. Até que vi a placa de sinalização da divisa (foto ao lado). Daí em diante, só downhill. O melhor disparado da Estrada Real. O trecho de descida é de terra e tava muito molhado, o que deu mais emoção ainda. Cada quilômetro pra baixo, um quilômetro a menos do total.

No meio da descida olho pra frente e não podia acreditar... a baía da Ilha Grande inteira, limpa, do meio da Serra da Bocaina podia ver tudo. Foi a melhor vista de toda a viagem... e justo no último dia!!! Tinha até me esquecido como é bonito o trecho entre Cunha e Paraty!!!

Após muitas “quase-quedas” chegou o asfalto e a viagem entrava em contagem regressiva. Foram as pedaladas mais duras até aqui... as pedaladas da despedida. Diminuí o ritmo só pra poder atrasar um pouco... hehe... mas ela chegou, como tudo a viagem também teve seu fim. Pedi pra um local que passava de bicicleta pra tirar a última foto da viagem (ao lado).

Foi algo inesquecível pra mim e garanto que vocês vão se cansar de ouvir histórias da Estrada Real nos próximos meses... hehe...

Agradecerei sempre por tudo ter dado tão certo como aconteceu.

Até a próxima!!!

Espero que aproveitem esse relato para construírem suas próprias aventuras e dividirmos histórias juntos.

Qualquer dúvida, pedido, dica ou crítica por favor enviar e-mail para lmtoledo_lorena@yahoo.com. Terei enorme satisfação em compartilhar meus aprendizados e ouvir críticas e sugestões.

Grande abraço / Inté

Um comentário:

Anônimo disse...

"Aô"
Neste final houve sem dúvida o cansaço, sabor de luta, vontade... e você persereraste nas dificuldades, suportando pacientemente e corajosamente a solidão, a fadiga... não se deixando vencer pela adversidade. Entre muitas vitórias, destaco a paciência, a tolerância, o amor para com todas as pessoas que cruzaram o seu caminho.
Como sempre estou muito orgulho de você por mais um desafio vencido.
"Nêgo".