Onde Estou Agora?

Onde Estou Agora?

Se você fosse fazer essa viagem, que meio de transporte utilizaria?

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O Bom (?? hehe) Filho a Casa Torna!!!

Trecho: Itanhandu - Lorena Distância: 79Km Subidas: 300m

Resolvi dar uma descansada maior e acabei saindo mais tarde de Itanhandu, já que esse trecho seria o primeiro até o momento com predomínio de descidas, o que consequentemente eleva a velocidade média do percurso.

Saindo de Itanhandu, peguei uma estrada de terra para Passa Quatro que margeia a estrada principal de asfalto entre as duas cidades. Estrada batida e tranqüila, com poucas subidas. Chegando em Passa Quatro, atravessei a cidade e tomei um caminho de terra com uma subida longa no início e uns 8Km de sobe e desce até a divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo (foto ao lado), onde inicie o trecho de descida da famosa Garganta do Embaú. Esse trecho de planalto era bastante temido no ciclo do ouro, já que era muito cansativo tanto na subida como na descida para os bandeirantes e seus animais de tropa. Da divisa dos estados até a Vila de Embaú (cidade de Cruzeiro) refiz uma trilha aberta pelo índios Guaianás, descoberta em 1560 por Brás Cubas. A trilha vai zigue-zagueando a Serra da Mantiqueira por 12Km, com uma vista panorâmica incrível do Vale do Paraíba. Sem dúvida foi um dos trechos mais bonitos de toda a viagem, ainda mais por saber que em alguns quilômetros estaria com a minha família. Da Vila de Embaú segui para a cidade de Cachoeira Paulista e 15Km depois estava em Lorena.

É muito bom rever a família depois de tanto tempo longe e com tantas histórias arquivadas. Sem contar que comida de mãe não tem igual no mundo, ainda mais depois de quase 80Km pedalados... hehe...

Inté!

2 comentários:

Anônimo disse...

"Aô"
Quando você comenta sobre a Garganta do Embaú, lembro do meu irmão quando participou das primeiras reuniões, da organização e do trajeto dessa estrada. Hoje tenho a plena certeza que o mesmo está muito orgulhoso do seu projeto, sacrificios, cansaço, saudades... Na oportunidade agradeço o mano pela divulgação no site "www.valedoparaiba.com"
Mais um grande abraço.
"Nêgo".

RONY CAMARGOS disse...

Belo Relato de sua viagem, Já percorri a Estrada Real pelos Caminhos dos Diamantes e o Caminho Velho do Ouro. Agora estou me preparando para fazer o caminho de Sabarabuçu. Viseite meu blog: naturezaepedaladas.blogspot.com.

um abraço.